quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ignore-me e ignoro-te. Este é o nome do jogo.

Ao aluno, com carinho (por favor!).

Seria o nome deste post, mas recentemente pude ouvir de uma estudante universitária a seguinte frase: "parece que não querem ficar com a gente". E complementou: "Parece que não somos ninguém, que tanto faz, que hoje ocupamos um lugar e amanhã será um outro qualquer."


Thomas J. Peters
Isso é uma ironia, pois um dos assuntos (e pode ser somente um assunto) mais quentes nas instituições de ensino é o aumento da permanência, a redução da evasão ... Interessante também, que ao investir 30 minutos de conversa, com ela e outros alunos, quantas oportunidades de melhoria -- alguns chamam isso de reclamação, eu prefiro melhoria ou "satisfação futura" --  pude identificar para a universidade em que eles estudam.


"Se você não gosta de mudança, vai gostar ainda menos de irrelevância" (General Eric Shinseki)


Adorei esta frase e ela entrou na minha cabeça desde que a lí, ao abrir o livro "Reimagine!" (2004) de Tom Peters -- do qual me considero "devoto" e recomendo leitura, palestra, video do youtube etc... (no final do post indico alguns outros livros), faz ênfase que a excelência é um ato constante de melhoria -- e ela diz sobre uma necessidade urgente de mudar, não simplesmente para se tornar melhor, mas para continuar a existir. O subtítulo do livro na época era: "Excelência nos negócios em uma era de desordem". Mas os tempos talvez não tenham se acalmado ainda e muitos negócios já desapareceram desde 2.004.

No caso da educação não imagino que seja diferente. As instituições estão recebendo de volta a indiferença com que sempre trataram (e ainda tratam) os alunos e reclamam que eles só querem descontos. Por outro lado os alunos, cansados do seu dia a dia, submetem-se a processos de ensino anacrônicos e, algumas vezes adicionados de tecnologia,  em uma tentativa de parecer moderno, mas oferecendo mais do mesmo, repetidamente e buscando resultados diferentes.

Para mim, que cedo entendeu que gostar de estudar não tinha necessariamente correlação com gostar de ir para escola, isto está claro há muito tempo. 

É preciso fazer como diz a canção:

"É preciso amar as pessoas 
 Como se não houvesse amanhã
 Porque se você parar pra pensar,
 Na verdade não há.", trecho de "Pais e Filhos" da Legião Urbana.

Mas o que significa isso na prática? Vou dar uma resposta de Tom Peters:
- Ofereça um atendimento extraordinário! Onde resolver as demandas com interesse, iniciativa e rapidez não são exceção, mas regra e os profissionais do atendimento estejam interessados em identificar as necessidades dos alunos.


E como se faz isso?
Dando atenção!

Mude! Pelo amor ao aluno!


Ahhh, e aqui vão algumas outras sugestões de leitura de Tom Peters:











 

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