domingo, 28 de setembro de 2014

Decifra-me ou ignoro-te

Tom Peters diz: "Se você não gosta da concorrência, vai detestar a indiferença."

Os alunos de hoje já não são mais os mesmo de antes, há algum tempo, e seus desejos, necessidades e anseios -- DNA -- precisam ser decodificados.

Great Sphinx of Giza - 20080716a
Parafraseando o desafio da esfinge, o aluno propõe: "decifra-me ou ignoro-te" e  as consequências estão aí. Por outro lado, nunca tanta tecnologia e recursos estiveram disponíveis para capturar seus hábitos, seus comentários e interpretar seus sentimentos. Mas quem quer realmente ouvi-los ativamente?

Do que tenho visto, ainda muito poucos. Grande parte segue o (mau) exemplo do (terrível) padrão de atendimento de grandes empresas, que o fazem de forma reativa, lenta e desorientada ao cliente, normalmente oferecendo, no máximo, compensações para se seguir a diante, interrompendo o processo momentaneamente, mas não gerando permanência, pela correção os problemas ou da melhoria contínua.

Por outro lado, por haver um paradigma que a evasão é uma questão exclusiva do discente, normalmente ligados a fatores econômicos e sociais, e não da instituição, todas começam a ficar cada vez mais iguais, oferecendo alternativas somente mais baratas entre si, porém sem significado para o aluno, ignorando o que eles realmente valorizam.  E essa ignorância gera o ignorar. O Dr. Vincent Tinto afirma que a evasão é uma questão tanto da instituição de ensino quanto do discente.

Independente da técnica a melhor forma de decifrar o seu DNA é através do relacionamento, com um interesse legítimo, que será correspondido com satisfação e lealdade.
 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário